sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Oficina para criação do Plano Diretor em Alto Araguaia recebe sugestões dos moradores

Por: Bianca Oliveira

Na última terça feira (6) foi realizado na câmara de Alto Araguaia uma oficina onde o principal objetivo foi o esclarecimento e a discussão quanto a criação do Plano Diretor Participativo para o município.

Fonte: Google
O Plano Diretor está definido no Estatuto das Cidades como instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município.
É uma lei municipal elaborada pela prefeitura com a participação da Câmara Municipal e da sociedade civil que visa estabelecer e organizar o crescimento, o funcionamento, o planejamento territorial da cidade e orientar as prioridades de investimentos.

A oficina foi apresentada por Rodrigo Lopes do  Iagua (Instituto Amazônico de Planejamento, Gestão Urbana e Ambiental), que foi contratado por duas empresas, Norte Transmissora de Energia e a IE Madeira, que atualmente constroem os linhões que trarão energia das usinas de Giral e Santo Antônio que estão sendo construídas em Rondônia – RO.
O linhão passará pelos estados de Mato Grosso , Goiás, Minas Gerais e São Paulo.
Todas as cidades onde o linhão passará por perto ou dentro, estão recebendo esses treinamentos e a viabilização do plano diretor como aconteceu no ano de 2011 em Santa Rita do Araguaia GO.Com a passagem dos linhões a economia tende a aquecer o que necessita de adaptação e ordenação da cidade.
A principal discussão da oficina foi ouvir da população e do poder municipal os problemas enfrentados pela cidade, os potências e as soluções para o município.

Os presentes traçaram um retrato da cidade para que direcione os trabalhos futuros que serão feitos por etapas, a próxima reunião para a criação do plano diretor acontecerá em fevereiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário